Parcerias e Colaborações Astronômicas



Astronomers Without Borders





















A Estação Astronômica PieGise afiliou-se à organização Astronomers Without Borders, ou Astrônomos Sem Fronteira, em 19 de Maio de 2009.

A Organização Não Governamental, que tem 166 afiliados no mundo inteiro, desses, 12 instituições brasileiras, já incluindo a Estação PieGise, é dedicada à promoção do entendimento e boa vontade entre as fronteiras nacionais e culturais por meio da criação de relações através do apelo universal da astronomia.

Foi fundada em 2006 com o objetivo de promover o compartilhar de recursos, de conhecimentos e de inspiração entre os povos e nações, com um interesse comum, básico e universal: o compartilhar do céu.

Partilhar é uma parte integrante da apreciação do cosmos. E, independentemente das diferenças de cultura, nacionalidade ou religião, os céus são um terreno comum para a reunião de todos os habitantes da Terra. Por isso a máxima do projeto: One people, one sky!

É esta ligação entre as pessoas que a ONG Astrônomos Sem Fronteiras pretende promover.
A Estação PieGise comunga desse pensar.



SETI@ Homes






















Lançado em maio de 1999, SETI@home é um experimento científico da Universidade de Berkeley,
Califórnia, que utiliza a capacidade de processamento de centenas de milhares de computadores conectados à Internet para a busca de sinais de rádio, captados do espaço por radiotelescópios terrestres, de padrão não natural, que indique procedência inteligente e extraterrestre.

SETI são as siglas, em inglês, de "Search for Extraterrestrial Intelligence".

Os dados coletados pelas antenas do projeto SETI são divididos em pequenos "pacotes" para que possam ser analisados por computadores comuns. Para isso, o projeto conta com a participação voluntária de pessoas e instituições, que "emprestam" o tempo não usado de processamento de seus computadores para a análise desses sinais. Depois de analisados, os dados coletados são retransmitidos ao controle do projeto.

A capacidade de processamento desses voluntários supera em mais de 5 vezes o volume de dados disponíveis para analise, além de, conjuntamente, terem a maior capacidade de processamento criada pelo homem, da ordem de 7,691081e+21 operações em ponto flutuante (Flops).

252 países atualmente integram o projeto SETI@Home. O Brasil está na 29ª posição com um total de 208.728.824 créditos e 8.584 integrantes, segundo as últimas estatísticas do Boinc all Project Stats.

A Estação Astronômica PieGise integra o projeto desde maio de 2009.












Certificado de participação emitido pelo SETI@HOME


Não é demais lembrar que, "Somente em nossa galáxia, a Via Láctea, existem cerca de quatrocentos bilhões de estrelas. Se apenas uma em cada um milhão destas estrelas possuir planetas orbitando ao seu redor, se um a cada um milhão destes planetas possuir algum tipo de vida, e se em um a cada um milhão destes mundos existir vida inteligente, deverão então existir literalmente milhões de civilizações no Universo."



Ano Internacional da Astronomia - IYA 2009



















O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

As principais metas do IYA2009 são:

  • Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
  • Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
  • Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento.
  • Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
  • Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
  • Criar novas redes e fortalecer as já existentes.
  • Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.
A estrutura em rede, com “nós” locais, nacionais e globais permitirá compartilhar recursos e trocar experiências. Ela se tornará um portal onde público, educadores e pesquisadores encontrarão todos os recursos de Astronomia existentes. A definição de metas e objetivos e a avaliação dos resultados permitirão a criação de métodos eficientes de divulgação científica.

A Rede IYA2009 é uma estrutura mundial montada para organizar as atividades do Ano Internacional da Astronomia 2009. Participam desta rede 129 países, 29 instituições e cada país tem sua rede de Nós Locais.

No Brasil temos hoje mais de 230 Nós Locais, congregando astrônomos amadores, cientistas, educadores e artistas. Ela já é a maior rede de divulgação científica existente e tem a particularidade de conjugar esforços de diferentes setores da sociedade para melhorar a inclusão social na ciência.

O Ceará tem 13 Nós locais distribuídos em 5 cidades: Fortaleza, Baurité, Limoeiro do Norte, Jijoca Jericoacoara e Juazeiro do Norte, única representante da Região do Cariri através da Estação Astronômica PieGise.




GalaxyZoo Project
























Lançado em 12 de Julho de 2007 pelo consórcio Oxford University, Portsmouth University, Johns Hopkins University, Yale University e a Fingerprint Digital Media, em Belfast, o projeto científico Galaxy Zoo objetivou a classificação de mais de um milhão de galáxias com fins de esclarecer sobre a forma como diferentes tipos de galáxias estão distribuídas por todo o céu e determinar se existe alguma coisa "fundamentalmente errada" com os atuais modelos existentes do universo.

As imagens das galáxias, a maioria das quais nunca foram vistas por olhos humanos, foram obtidas com o telescópio robótico Sloan Digital Sky Survey, usando uma câmera montada no telescópio do Apache Point Observatory em Novo México, nos Estados Unidos.

Para classifica-las, cada uma das imagens foi analizada por 20 observadores de diferentes países. Este objetivo foi posteriormente aumentado para 30 observadores/imagem, tendo em conta o contínuo entusiasmo dos participantes. A importância de várias classificações é a construção de uma base de dados precisos e confiáveis, que vão ao encontro das elevadas normas da comunidade científica.

No final da fase 1 do projeto, 82.931 observadores no mundo inteiro efetuaram 34.617.406 classificações – o que nos deu uma média de 417,4 gáláxias por observador.

A Estação Astronômica PieGise, que aderiu ao projeto em julho de 2007 (mesmo mês de lançamento), efetuou 11.764 classificações.

Onze trabalhos científicos baseados em dados globais das classificações já estão concluídos e cinco já foram publicados.

O Galaxy Zoo encontra-se agora na sua fase 2, com a ampliação do nível de detalhamento da classificação de cada objeto observado, e a Estação PieGise continua colaborando.




Liga Nordestina de Astronomia – LiNEA





















A Liga Nordestina de Astronomia foi inicialmente proposta no I Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia, ocorrido em Maceió no ano de 2005. Suas atividades foram iniciadas em 2007.

Com fins de promover ações conjuntas entre os grupos de Astronomia do nordeste, a LiNEA também é uma agência de informações sobre recursos e procedimentos para o desenvolvimento das associações. Estará vigilante à disponibilização de subvenções que venham representar uma potencial fonte para os grupos astronômicos nordestinos.

Especificamente seus objetos são:

• Disponibilizar informações sobre os grupos do Nordeste;
• Promover ações integradoras entre os grupos;
• Informar sobre recursos, eventos, projetos de interesse às associações;
• Orientar sobre procedimentos jurídicos;
• Fomentar a pesquisa, o ensino e a divulgação da Astronomia entre os grupos nordestinos.

A LiNEA atuamente conta com a participação das sequintes instituições:

Associação Astronômica de Pernambuco- AAP
Associação Paraibana de Astronomia - APA
Clube de Astronomia de Feira de Santana - CAFS
Clube de Astronomia de Fortaleza - CASF
Clube de Astronomia de Vitória da Conquista - CAVC
Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas - CEAAL
Grupo de Astrônomos Amadores de Roraima - GAARR
Estação Astronômica PieGise
Rede Marcgrave - RMA
Observatório da Lagoa - Grupo M8
Sociedade Astronômica Maranhense de Amadores - SAMA
Sociedade Astronômica de Recife - SAR
Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe - SEASE
Sociedade Planetária Brasil



Saturn Observation Campaign / NASA








Saturn Observation Campaign é um programa permanente, da NASA, de observação do planeta Saturno que visa criar oportunidades para os astrônomos profissionais e amadores envolverem suas comunidades, permitindo-as desfrutarem de vistas telescópicas deslumbrantes do “Planeta dos Anéis” , criando uma impactante ligação entre essas comunidades e a exploração do sistema solar.

A campanha internacional conta com a participação de 55 países, de todos os continentes.

Os membros do projeto são selecionados com base nos seguintes critérios:

• Experiência em observação planetária com o uso de telescópios
• Conhecimento da missão Cassini-Huygens e dos seus objetivos cintíficos
• Capacidade de recursos locais em parceria com escolas, organizações municipais e de empresas privadas
• Experiência em planejamento de eventos
• Capacidade de fazer parceria com organizações astronômicas locais

O Brasil tem 5 representantes no projeto “Saturn Observation Campaign” .

Juazeiro do Norte destaca-se por ser a única cidade do nordeste, representada pela Estação Astronômica PieGise, a integrar essa campanha internacional de observação planetária.